Dicas 2

Bruna Martins Oliveira é jornalista (PUCPR), pós-graduanda em marketing digital, negócios e estratégias e produtora de conteúdo. Escreve sobre saúde, marketing, tecnlogia e comunicação.

As crises fazem parte da história da maioria das empresas e, por isso, devemos ter em mente que não se trata de “se”, mas “quando” uma nova adversidade atingirá em cheio os nossos negócios.

O Brasil, em especial, é marcado por turbulências políticas e econômicas há décadas. No entanto, embora as grandes mídias e as redes sociais foquem nos eventos de impacto nacional ou global, as empresas estão sujeitas a vários outros tipos de ameaça.

Independentemente da situação, porém, investir em Marketing em tempos de crise é fundamental e nos tópicos a seguir trazemos dados que comprovam esse argumento e orientações para conduzir suas ações nesses períodos atípicos. Veja!

Prepare seu café e continue a leitura para conferir tudo isso em detalhes!

Como as crises impactam as empresas?

Para definir boas estratégias de Marketing em tempos de crise, precisamos entender o que, de fato, acontece na empresa, no seu mercado, na economia e na sociedade.

Existem crises de todas as formas e tamanhos e o impacto de cada uma delas é muito relativo.

Isso significa que não podemos nos prender a conclusões generalizadas, precisamos verificar em quais aspectos e em que dimensões um empreendimento realmente será afetado — ou beneficiado, tendo em vista que muitas oportunidades surgem em meio às adversidades, não se esqueça disso!

Confira, a seguir, alguns pontos que você deve levar em consideração no seu planejamento.

Como definir uma crise?

A rede de consultoria global PwC realizou um grande estudo com 4.500 empresas de 43 países, a Pesquisa Global sobre Crises 2019. Em suas análises, uma crise foi definida como uma situação:

  • desencadeada por fatores internos ou externos significativos e/ ou pela soma ou agravamento de problemas menores;
  • tem um impacto multifuncional em toda a empresa;
  • cria interrupções nas operações comerciais;
  • oferece riscos econômicos e/ ou à reputação da empresa.

Qual é a abrangência das crises entre as empresas?

De acordo com os líderes ouvidos, aproximadamente 7 a cada 10 organizações já enfrentaram, pelo menos, uma crise nos últimos cinco anos, e, entre elas, o número médio de crises enfrentadas é superior a três.